sexta-feira, 20 de abril de 2012

PREFEITURA DE SANTA LUZIA E NETDEQ, DO IFPB, REALIZAM PARCERIA PARA CAPACITAR EDUCADORES NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS



Crisvalter e Vania Medeiros, (NETDEQ-IFPB), Selma Nóbrega, Secretária de Educação; Dilma Morais, Secretária de Saúde e Herla Kerlliane Dantas, coordenação pedagógica.

Os coordenadores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Vania Medeiros e Crisvalter Medeiros realizaram, nos dias 17/18 de abril, um curso sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas para 95 professores da Rede de  Ensino Fundamental, do Município de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

O curso foi promovido pelas Secretarias de Saúde e Educação do município de Santa Luzia. Na abertura dos trabalhos, a Secretária de Saúde, Dilma Morais, afirmou que o uso de drogas entre jovens tem preocupado as autoridades, os educadores e as famílias da Região. A gestora municipal alertou que o enfrentamento do uso de  drogas é uma questão  de responsabilidade da sociedade em geral. "Nosso desafio é enfrentar o problema de todas as formas possíveis, começando pelo aprimoramento do conhecimento na área", afirmou. Foram capacitados os educadores de cinco escolas urbanas, quatro da zona rural e uma creche.

Segundo a professora Vania Medeiros, o mais importante da formação foi a constatação do interesse dos educadores com a temática. “Os professores sempre se envolvem com o tema das drogas quando os conteúdos são ministrados sob a ótica da educação”, assinalou.

A professora Vania Medeiros ministrou conteúdos na área de modelos de prevenção na escola, rede social de apoio, aspectos legais da prevenção e o papel da família, da comunidade e da escola na prevenção ao uso de drogas. O jornalista Crisvalter Medeiros, inseriu o tema da Cultura da Adicção - desconstruindo a visão repressiva da prevenção e intervenção do uso de drogas.

O curso foi ministrado a partir de uma metodologia fundamentada em Paulo Freire e na orientação do manual de tratamento do pesquisador americano Williams White, que desenvolveu uma visão cultural da prevenção, intervenção e recuperação do uso de drogas. Foram realizadas varias dinâmicas com a participação efetiva dos educadores e dos gestores da rede de ensino.

No final da formação, a Secretária de Educação da Prefeitura de Santa Luzia, professora Selma Nóbrega, disse que espera que os professores desenvolvam algumas iniciativas, na área da prevenção, a partir dos conteúdos ministrados durante o curso.

Veja vídeo de fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário