segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fundadora da Ong Lua Nova, Raquel Barros, vai dar aula sobre empreendedorismo social nos cursos do CRR-IFPB na próxima quinta (25) e sexta-feira (26)


Sibele Faller (CPAD-RS) e Raquel Barros (Lua Nova)


O Centro de Referência Regional para a Formação de Profissionais na área de Drogas (CRR-IFPB) incorpora, a partir deste mês às suas atividades formativas, duas profissionais de destaque nacional. A psicóloga Raquel Barros, fundadora da Ong Lua Nova (www.luanova.org.br), em Sorocaba, no interior de São Paulo; e a pesquisadora da área de álcool e outras drogas Sibele Faller. Ela integra a equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) que funciona no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e é vinculado ao departamento de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.


As aulas do CRR-IFPB acontecerão nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no espaço educacional do Hotel Netuanah, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Os cursos ministrados são os seguintes: Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF); Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG); Curso de Atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais; Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS

Raquel Barros

Após a formação em psicologia no Brasil, Raquel Barros viveu 10 anos na Europa, onde trabalhou em entidades de tratamento de dependentes químicos. Inconformada com o insucesso dessa área, ela retornou ao Brasil para trabalhar ao lado de jovens mães em situação de risco social.

Em Sorocaba, sua cidade natal, Raquel Barros fundou a Associação Lua Nova que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que nasceu com a missão de fortalecer a auto-estima, o espaço social, a cidadania e o direito à maternidade com responsabilidade de jovens mães em situação de risco social. A Lua Nova possibilita a vivência prazerosa do papel materno e a formação de crianças psiquicamente saudáveis.

A Lua Nova já beneficiou 3.500 pessoas desde a sua fundação no ano 2000. O público atendido pela entidade é composto por jovens mulheres de 16 a 25 anos de idade, gestantes ou mães em situação de risco social. São consideradas situações de risco: o uso de drogas, a prostituição, a falta de moradia e a mendicância.

Sibele Faller

Psicóloga, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), é especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental pela WP (2007) e mestre em Ciências Médicas e Psiquiatria pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010).

Faller adquiriu uma grande experiência profissional na área de álcool e drogas integrando a equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) que está localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vinculado ao departamento de psiquiatria da UFRGS.

Ela já desenvolveu projetos na área de dependência química, HIV/AIDS, TEPT, álcool e trânsito e crack, além de participar de vários projetos de pesquisa na UFRGS. Faller coordenou um estudo telefônico de âmbito nacional intitulado: O impacto do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool (NEPTA), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Foi, também, treinada como supervisora do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção do Uso Indevido de Drogas (VIVAVOZ).

Crisvalter Medeiros

2 comentários:

  1. Tem esta ong em porto Alegre?procuro para minha filha whats 51986012276

    ResponderExcluir
  2. Tem esta ong em porto Alegre?procuro para minha filha whats 51986012276 minha filha ganho nene dia 18, e preciso muito,obrigada.

    ResponderExcluir